Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos:
Depressão
Transtorno bipolar
Esquizofrenia
Demência
Transtornos de ansiedade
Os médicos especializados em psiquiatria são em geral designados por psiquiatras (até meados do século XX foi também comum a designação alienistas).
A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica, de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuro psicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.
A Psicoterapia (do grego psykhē - mente, e therapeuein - curar; primeira referência ca. 1890) é um tipo de terapia usado com a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental. É processo dialético efetuado entre um profissional psicólogo/médico (o psicoterapeuta) e o cliente (o paciente).
Por ser da área da saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente à mente, para isso faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas cujos objetivos centrais são:
Restabelecer a qualidade de vida do paciente;
Equacionar os motivos da consulta (que variam desde pequenas dificuldades do dia-a-dia até mesmo grandes psicopatologias);
Desenvolver os padrões de funcionamento mental do indivíduo e de seus sistemas psíquicos (saúde orgânica, saúde mental, familiar, social, sexual, intelectual, financeiro, profissional, lazer e espiritual).
A Medicina Geral e Familiar (MGF) é uma especialidade médica focada no cuidado integral e contínuo da saúde das pessoas, considerando todos os aspectos físicos, emocionais e sociais. O médico de família atua como o ponto de referência principal para o acompanhamento dos pacientes. É o responsável por realizar diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças, durante as diferentes fases da vida.
Esta especialidade destaca-se pela abordagem personalizada, atendendo não apenas a doenças específicas, mas a todo o contexto familiar e comunitário do paciente.
DR. JOÃO COELHO SILVA
É um médico psiquiatra com comprovada experiência clínica em saúde mental.
All rights reserved to Consultas Psiquiatria - Dr. João Coelho Silva - Powered by Páginas Amarelas